O casamento de crianças e adolescentes brasileiros é o tema da pesquisa “Ela vai no meu barco”, realizada pelo Instituto Promundo, e lançada na última quarta-feira (9), em Brasília. De acordo com o Censo 2010, pelo menos 88 mil meninos e meninas com idades de 10 a 14 anos estavam casados em todo o Brasil. Na faixa etária de 15 a 17 anos, são 567 mil. O estudo analisa as atitudes e práticas em torno do casamento na infância e adolescência nos dois estados brasileiros com maior prevalência desta prática: Pará e Maranhão.
No total foram entrevistadas 60 pessoas, entre garotas de 12 a 18 anos, seus maridos (todos com mais de 20 anos), seus parentes e funcionários da rede de proteção à infância e adolescência no Brasil. A idade média das jovens entrevistadas foi de 15 anos; seus maridos são, em média, nove anos mais velhos.
De acordo com a pesquisa, o que acontece no Brasil é um fenômeno marcado pela informalidade, pela pobreza e pela repressão da sexualidade e da vontade femininas. Normalmente os casamentos de jovens não possuem registro em cartório e considerados consensuais, ou seja, de livre e espontânea vontade. Porém, de acordo com a legislação brasileira, relações sexuais com menores de 14 anos são tipificadas como o crime de estupro de vulneráveis.
Segundo estimativa, o Brasil ocupa o quarto lugar no mundo em números absolutos de mulheres casadas até a idade de 15 anos, com 877 mil mulheres com idades entre 20 e 24 anos que se casaram até os 15 anos (11 por cento). O Brasil é também o quarto país em números absolutos de meninas casadas com idade inferior a 18: cerca de 3 milhões de mulheres entre 20 e 24 anos casaram antes de 18 anos, o que representa 36 por cento do total de mulheres casadas nessa mesma faixa etária.
Entre os motivos para os casamentos, a coordenadora da pesquisa, Alice Taylor, destaca a falta de perspectiva das jovens e o desejo de deixar a casa dos pais como forma de encontrar uma vida melhor.Muitas fogem de abusos, escapam da exploração sexual e convivem de perto com a miséria e o uso de drogas. (pulsar)
*Com informações do Promundo