O piso nacional dos professores aumentou 13,01 por cento, na última terça-feira (6). O reajuste significa que o salário inicial dos professores de escola pública, com formação de nível médio e jornada de trabalho de 40 horas semanais, subiu para 1.917 reais 78 centavos, ou seja, não chega a três salários mínimos. O piso anterior era de 1.697 reais e 39 centavos.
De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), os professores brasileiros estão entre os que mais trabalham no mundo. Em muitos casos há múltipla jornada para complementar a renda familiar, que atinge cerca 30 por cento da categoria, comprometendo a qualidade do trabalho escolar e a saúde dos profissionais.
A Lei do Piso (Lei 11.738/2008) estabelece o valor mínimo a ser recebido por um professor do ensino básico. Muitos municípios alegam dificuldades financeiras, mas o MEC complementa o valor, caso o prefeito informe a necessidade.
O Plano Nacional de Educação (PNE) prevê a equiparação do salário médio dos professores ao dos demais profissionais com mesmo nível de escolaridade até o final do sexto ano de vigência do plano. (pulsar)
Com informações de agências