Educadores e educadoras do campo no Rio Grande do Sul já se preparam para participar do Sétimo Encontro Estadual de Educadores da Reforma Agrária, que será realizado de 22 a 24 de julho. De acordo com Josene Aparecida dos Santos, do Setor de Educação do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), durante o evento serão debatidos os desafios da educação do campo e a construção da Reforma Agrária Popular. Além disso ocorre ainda um ato político contra o uso abusivo de agrotóxicos, ciranda infantil, místicas e momentos culturais.
Oriundas de todas as regiões do estado, cerca de 150 pessoas, entre educadores, técnicos e convidados, participam das atividades de formação e debate no Centro de Formação Sepé Tiarajú, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão.
Atualmente, o MST conta com 36 escolas estaduais nos assentamentos do Rio Grande do Sul, abrangendo três mil 650 estudantes e 311 educadores.
O Encontro Estadual acontece em preparação ao Encontro Nacional de Educadores da Reforma Agrária (Enera), que terá sua segunda edição entre os dias 21 e 25 de setembro de 2015, no Centro de Treinamento da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria (CNTI), em Luziânia, Goiás. (pulsar/combate racismo ambiental)