Feiras de saúde, oficinas, revitalização de praças públicas, grafitagem e atividades culturais marcaram a semana “Nós Por Nós: se eles lá não fazem nada nós fazemos por aqui”, organizada pelo Levante Popular da Juventude. O evento aconteceu entre os dias oito e 12 de outubro, em mais de dez estados do país.
As atividades buscaram uma conexão entre a vida das pessoas e a transformação da realidade de suas comunidades. Para Barbara Pontes, integrante do movimento em São Paulo, a semana abordou a solidariedade da juventude.
Entre as ações promovidas, aulões preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feiras de saúde, arrecadações de alimento, sarau e atividades para as crianças. Oficinas e festas completaram as atividades da semana.
Além das atividades culturais, o debate político esteve no foco das mobilizações. Em Sobral, no Ceará, foi organizada uma roda de conversa para avaliar a questão da redução da maioridade penal. Em várias outras regiões do país, cine-debates colocaram as comunidades no centro da discussão.
Segundo Barbara, os jovens também são convidados para a organização política do movimento. (pulsar/brasil de fato)