Um jovem de 19 anos foi morto durante uma operação da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) no Conjunto de Favelas da Maré, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (22).
De acordo com informações do delegado da Core, Fabrício Oliveira, Igor Firmino da Silva foi atingido durante um confronto com a polícia. A Coordenadoria de Recursos Especiais ainda afirma que com o jovem foram encontrados uma pistola calibre 40 e três coletes à prova de balas.
A versão é fortemente contestada pelos moradores da Maré. Segundo a população local, Igor não tinha envolvimento com o tráfico. O jovem era estudante e trabalhava numa farmácia para ajudar na renda familiar.
Em um texto publicado na página da Rede de Informações Anarquistas com o título ‘Jovem é morto durante operação policial na Maré’, o autor, que é um ativista da favela e preferiu não se identificar, destaca a política estrutural do Estado pautada no genocídio da juventude negra.
De acordo com o artigo, há uma criminalização recorrente dos pobres na mídia comercial que contribui para uma política higienista que invisibiliza a periferia. (pulsar)