Em sua conta no Twitter, o presidente mexicano Enrique Peña Nieto revelou ter informado à Casa Branca que não participará de reunião com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (26) e foi motivado por atitudes controversas do chefe de estado norte-americano.
A tensão entre os dois países aumentou com a autorização da construção do muro na fronteira com o México. Mas o estopim teria sido porque Trump ameaçou cancelar o encontro, caso o governo mexicano não estivesse disposto a “pagar pelo muro”. A reunião seria na próxima segunda-feira (30).
O presidente norte-americano, também no Twitter, afirmou que os Estados Unidos têm 60 bilhões de dólares de déficit comercial com o México e que, desde o início do Nafta, a relação tem sido unilateral, com empregos e empresas perdidos.
Peña Nieto divulgou um vídeo na última quarta-feira (25) em que reprova a decisão, e afirma que o “México não pagará nenhum muro”. Além da separação física entre os dois países, a decreto também prevê a criação de novos centros de detenção para migrantes não autorizados na fronteira entre os dois países e a reativação de um programa federal para agilizar deportações. (pulsar/opera mundi)