Mais de 17 mil e 500 crianças e adolescentes podem ter sido vítimas de violência sexual no Brasil em 2015, quase 50 por dia durante um ano inteiro. Os números são relativos às denúncias feitas ao Disque 100 e foram divulgados nesta quarta-feira (18), Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
As denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no Disque 100 foram apenas uma parcela das 80 mil 437 registradas em 2015 contra essas faixas etárias. Negligência e violência psicológica são outras violações registradas. As meninas são as maiores vítimas, com 54 por cento dos casos denunciados. A faixa etária mais atingida é a de quatro a 11 anos, com 40 por cento. Meninas e meninos negros ou pardos somam 57,5 por cento dos atingidos.
De acordo com Anna Tereza Soares de Moura, vice-presidente da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (Soperj), “esses números são apenas a ponta de um iceberg, já que existe um muro de silêncio em torno desses casos de violência contra criança e adolescente, dificultando ainda mais a compreensão da magnitude real do problema”.
Para denunciar qualquer caso de violência sexual infantil é necessário procurar o Conselho Tutelar, delegacias especializadas, autoridades policiais ou ligar para o Disque-Denúncia Nacional, o Disque 100, vinculado à Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. (pulsar)
*Com informações da Agência Brasil