No dia em que se comemora o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, 10 de dezembro, o Parque de Madureira, no Rio de Janeiro, será palco de uma grande festa que reúne mais de 50 atrações musicais, culturais e rodas de conversa. As atividades acontecem das três da tarde até às 11 horas da noite. O dia se encerra com um show, que terá como mestres de cerimônia o rapper GOG e a cantora Roberta Estrela Dalva, com a participação de Ellen Oléria, Caetano Veloso, Flora Mattos, Consciência Tranquila, entre outros.
O Festival Todo Mundo tem Direitos é uma construção coletiva de movimentos, organizações de Direitos e coletivos de cultura, organizada em parceria pelaAnistia Internacional, Justiça Global e Comissão de Direitos Humanos da ALERJ (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro).
Diante de tantos retrocessos no campo dos direitos que permearam o ano de 2015, foi preciso mobilização intensa para não colocar em risco direitos das mulheres, dos indígenas, da juventude, dos trabalhadores, das diferentes formas de família, dos usuários de saúde pública e dos estudantes. A ideia do festival é fortalecer os laços entre diferentes movimentos e celebrar os novos grupos e coletivos que surgem a cada dia e fortalecem as lutas.
Para Sandra Carvalho, diretora da Justiça Global, “o festival é a oportunidade de lembrar que falar de direitos humanos é falar da defesa da vida, do respeito às liberdades e aos direitos de todos”.
Já para o diretor executivo da Anistia Internacional Brasil, Atila Roque, não tem forma melhor de celebrar a data do que com manifestações culturais, música e ampla participação da juventude, organizações e coletivos que lutam por direitos. (pulsar)