Pesquisa online feita pela PROTESTE (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) apurou os hábitos das crianças à mesa e também o comportamento dos pais. Dos 123 participantes (a maioria, mães), apenas nove por cento acham que o filho tem problema de sobrepeso. Mas segundo os pais, 36 por cento das crianças consomem fast-food de três a quatro vezes por semana; 28 por cento, de cinco a seis vezes por semana. E 48 por cento dos pais sempre comem fast-food com os filhos.
Para piorar, 70 por cento das crianças não jantam todas as noites e 23 por cento não tomam café da manhã diariamente.
Em relação aos pais que conseguem enxergar que o filho se encontra acima do peso considerado ideal pelos pediatras, houve uma constatação impressionante na pesquisa: a maioria deles acha que esse sobrepeso não é um problema de saúde.
Ainda há outro mau hábito que pode levar ao sobrepeso: nos dias de semana, 49 por cento dos filhos dos entrevistados passam três horas ou mais vendo TV ou jogando videogames. Nos fins de semana, esse valor sobe para 70 por cento. E, como se sabe, o sedentarismo também faz o ponteiro da balança disparar.