Os manuscritos do compositor brasileiro Ernesto Nazareth foram declarados, pela Unesco, patrimônio cultural da Humanidade, na categoria Memória do Mundo, específica para documentos e arquivos de relevância para a cultura mundial. Hoje, os manuscritos estão digitalizados no site da Biblioteca Nacional (BN).
Agora o acervo do músico se junta a outros 300 documentos com a mesma honraria, como a Bíblia de Gutenberg, a 9ª Sinfonia de Beethoven e importantes acervos de artistas e filósofos como Brahms e Russeau.
O tributo chega logo após o aniversário de 150 anos do compositor, completados em 2013.
Documentos de Canudos
Outros oito acervos foram contemplados pela Unesco, entre eles os documentos da Guerra de Canudos, mantidos no Arquivo Histórico do Exército; as Cartas Régias, do Arquivo Público da Bahia; a Coleção Memória da Psiquiatria Brasileira da UFRJ; as fotografias de Octávio Mendes de Oliveira Castro, do Museu Imperial; os documentos da comissão organizadora do segundo congresso brasileiro, do Arquivo Geral do Rio de Janeiro; os da constituinte brasileira de 1988, da Câmara dos Deputados; e os processos trabalhistas do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, do Rio Grande do Sul.
FONTE: JORNAL O GLOBO