De pesquisadora para pesquisada. A doutora em antropologia da Universidade Federal da Bahia (BA), Hairam Machado, acolheu essa mudança quando uma quebradeira de coco começou a perguntar sobre a sua vida enquanto chupavam laranja. Esse foi um sinal de que as mulheres se sentiam confortável com sua presença durante o trabalho de etnografia realizado com quebradeiras de coco de babaçu em São Manuel, no Médio Mearim, uma microrregião do estado do Maranhão.
Hairam contou para o Dazumana sobre o papel político da Igreja no local, a tentativa de inserir uma máquina para beneficiar o babaçu e relações de gênero na comunidade.
Quem quiser ter acesso a essa tese, pode mandar um e-mail para a Hairam: [email protected] (sem apoio para a pesquisa, o documento não está disponível no repositório da universidade, pois não há recurso para a impressão e encadernação em capa dura do arquivo).
No canal Dazumana no YouTube, você encontra os créditos dos áudios reproduzidos neste episódio.
O Dazumana é um podcast informativo de divulgação científica. Comentamos fatos da vida para entender as teorias, sempre com finalidades educativas. Artigo 46 da Lei 9.610/1998.