Segredos do confessionário
A produção “Segredos do Confessionário” é resultado de uma provocação e do desafio de se realizar jornalismo de rádio, em um cenário tomado pela internet e sobretudo, pela informação rápida e objetiva. Aqui temos dois resgates cruciais da memória, um presente na escolha do tema e o outro, na abordagem.
O podcast trata sobre as denúncias de uma rede de pedofilia criada principalmente por um padre da Diocese Francana e gerida por demais clérigos da igreja católica de Franca – SP. As vítimas, adolescentes entre 12 e 17 anos tornaram público em 2010, os abusos sexuais que teriam sofrido. Seus depoimentos marcaram definitivamente a história da igreja na cidade. Esse primeiro resgate é fundamental. Nesse sentido, o jornalismo assume o caráter de vigia e mensageiro, acusando casos semelhantes e lembrando as pessoas de se importarem.
A abordagem é um segundo resgate porque faz referência ao jornalismo literário e teatral. Optou-se por uma narração que conta a história como se ela estivesse acontecendo diante dos olhos do ouvinte. Com uma linguagem mais clara e contemporânea, o podcast recorda aspectos de programas realizados na década de 40, como o “Repórter Esso” (1941 – 1968), por exemplo.
Produção: Ana Laura Ortiz Siqueira, Eudis Silva, Heloísa Taveira Neves, Juliana Teodoro Silva e Moara Cristina Ribeiro
Locução: Ana Laura Ortiz Siqueira
Sonoplastia e edição: Eudis Silva
Orientação: Igor Savenhago
Grupo de estudantes de Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran)