Sobrepeso e obesidade são graves problemas de saúde pública e a Educação Popular em Saúde tem contribuição a dar para o enfrentamento destas situações. Estarão os trabalhadores do SUS, principalmente os da Atenção Básica, mobilizados e preparados para desenvolver ações de prevenção e tratamento da obesidade nos territórios? Ou esses problemas ainda são encarados como opção, como se deixar de estar acima do peso fosse apenas uma questão de comer menos e fazer exercícios?
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA. Mapa da obesidade. Disponível em: <https://abeso.org.br/obesidade-e-sindrome-metabolica/mapa-da-obesidade/> acessado em: 18 ago. 2020.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA PARA O ESTUDO DA OBESIDADE E DA SÍNDROME METABÓLICA. OMS faz alerta sobre o sedentarismo no Brasil. Disponível em: <https://abeso.org.br/oms-faz-alerta-sobre-o-sedentarismo-no-brasil/>acessado em: 18 ago. 2020.
BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. Dia Mundial da Obesidade. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/3134-04-3-dia-mundial-da-obesidade> acessado em: 18 ago. 2020.
FREIRE, Paulo . Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 34. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
VASCONCELOS, Eymard Mourão. Educação popular, um jeito de conduzir o processo educativo. VEPOP-SUS. (Org.) Caderno de extensão popular: textos de referência para a extensão universitária. João Pessoa: Editora do CCTA, 2017.