Saiba mais:
http://programalusofalante.blogspot.com/
www.facebook.com/programalusofalante
Lusofalante no iTunes da Universidade
de Coimbra / Portugal:
http://itunes.apple.com/pt/itunes-u/lusofalantes-audio/id547244104
Lusofalante no youtube:
http:

&feature=feedu
Programa 11
Ruy Tapioca e JP Simões
Ruy Tapioca, do Brasil, é escritor. Seu romance de estréia, “A República dos Bugres”, recebeu quatro prêmios literários. O recente “Conspiração Barroca” acaba de vencer o Concurso Nacional de Literatura de Belo Horizonte, MG.
Ruy Tapioca fala sobre sua profunda pesquisa lingüística empreendida em seus trabalhos. Relaciona a época de cada falar com a ambiência de seus romances históricos que são cheios de picardia e contam o outro lado da história do Brasil. O lado não dito, oculto, já que a “história é contada pelos vencedores”, segundo ele, e por isso cheia de ufanismos e inverdades. Conta como escreve de forma visual e utilizando todos os falares simultaneamente, o português arcaico, e ainda todos os lusofalares brasileiros, ambientando sua escrita no tempo em que a ação se passa.
Cita José Saramago como um dos maiores escritores da língua portuguesa.
JP Simões, de Portugal, é compositor e cantor. Cursou Comunicação Social e especializou-se em Islamismo. É Mestre em História da Literatura.
JP Simões fala sobre a presença árabe na Península Ibérica e o quanto dessa influência carregamos na nossa língua. Também conta sobre sua história com o Brasil já que seu bisavô era brasileiro. Cita a influência musical e cultural inerente entre portugueses e brasileiros e ainda traça um paralelo entre a melancolia do fado e a das composições de Tom Jobim, compositor brasileiro.
Músicas que sublinham as entrevistas:
a) “Tempo II”, de Siba, com Siba e A Fuloresta, do Brasil.
b) “Suor e Fantasia”, de JP Simões, com JP Simões, de Portugal.
c) “Onde Mora o Mundo”, de JP Simões e Afonso Paes, com JP Simões, de Portugal.