Saiba mais:
http://programalusofalante.blogspot.com/
www.facebook.com/programalusofalante
Lusofalante no iTunes da Universidade
de Coimbra / Portugal:
http://itunes.apple.com/pt/itunes-u/lusofalantes-audio/id547244104
Lusofalante no youtube:
http:

&feature=feedu
Programa 10
Nei Lopes e Filipe Mukenga
Nei Lopes, do Brasil, é poeta, compositor, escritor e um pesquisador da cultura afro-brasileira.
Nei Lopes fala sobre sua extensa obra de pesquisa sobre a influência das línguas de origem banto no léxico brasileiro. Discorre sobre seus livros : “Bantos, Males e Identidade Negra”, “Dicionário Literário Afro-Brasileiro”, “Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana” e “Novo Dicionário Banto do Brasil”, todos com o foco na forte presença da cultura africana na formação do Brasil, inclusive na criação da própria língua brasileira.
Filipe Mukenga, de Angola, é cantor, compositor com vários CDs gravados. Sendo que o mais recente, “Nós Somos nós”, foi lançado no Brasil pela Saravá Discos.
Filipe Mukenga fala sobre seu país, como foi o processo de guerra e libertação e o quanto o português foi a língua que se tornou importante na comunicação num país de imensa variedade lingüística. Conta sua antiga relação com o Brasil através da música, e que suas canções foram gravadas por vários artistas brasileiros, como Djavan. Ressalta a importância do Brasil reatar os laços com a África e usufruir da língua como um elemento facilitador desse processo.
Músicas que sublinham as entrevistas:
a) “Tempo de Dondon”, de Nei Lopes com Nei Lopes, do Brasil.
b) “Penze”, de Filipe Mukenga, com Filipe Mukenga, de Angola.
c) “Humbiumbi”, de Filipe Mukenga, com Filipe Mukenga, de Angola.