Saiba mais:
http://programalusofalante.blogspot.com/
www.facebook.com/programalusofalante
Lusofalante no iTunes da Universidade
de Coimbra / Portugal:
http://itunes.apple.com/pt/itunes-u/lusofalantes-audio/id547244104
Lusofalante no youtube:
http:

&feature=feedu
Programa 12
Jô Oliveira, Nelson Dona e José Barros
Jô Oliveira, do Brasil, é jornalista, ilustrador, professor de Artes da UNB do DF. Faz Histórias em Quadrinhos, além de ilustrar Selos do Correio Brasileiro e livros de autores lusófonos.
Jô Oliveira fala sobre seu trabalho autoral em HQ totalmente baseado na cultura nordestina. Suas histórias falam de mitos e folclore desta região do Brasil que é tão rica em matéria de diversidade de manifestações populares. Seu trabalho retrata esse lusofalar característico e único. Fala também da sua atuação como ilustrador junto à autores de países lusófonos. Acaba de lançar na Bienal de SP uma coleção que traz histórias destes países dirigidas ao público infanto-juvenil.
Nelson Dona, de Portugal, é o organizador do Festival Internacional de História em Quadrinhos de Amadora que reúne artistas do mundo inteiro.
Nelson Dona fala sobre o Festival Internacional de HQ de Amadora, em Portugal que abre suas inscrições para jovens desenhistas e criadores de HQ dos países lusófonos e que na próxima edição haverá uma parte especial do evento dedicada a estes países. Fala também sobre a forte influência árabe na cultura da Península Ibérica e como isso refletiu na língua destes países. Cita a linguagem do HQ como maneira de aproximar os Lusofalantes.
José Barros, de Portugal, é músico, compositor e instrumentista. Faz parte do grupo musical Navegante que pesquisa a música tradicional portuguesa.
José Barros fala sobre a música tradicional portuguesa através do seu grupo, Navegante e de como trabalha constantemente com artistas de outros países Lusofalantes. Segundo ele a lusofonia pratica-se e a arte é um dos principais veículos para estreitar laços e propiciar conhecimento mútuo entre os países lusófonos.
Músicas que sublinham as entrevistas:
a) “Eu vi a maré encher”, Tradicional, com Agentes do Côco da Batateira e Abanda, do Brasil.
b) “Noite de São João”, de Vitor Ramil sobre poema de Fernando Pessoa, com Vitor Ramil, do Brasil.
c) “Não vás à Monda”, adaptação de José Barros, com Navegante, de Portugal.
d) “O Recado Delas”, de Maria João e Mário Laginha e as Adufeiras de Monsanto, de Portugal.