Descrição: “Pergunte ao Aurélio”. Antes de se tornar sinônimo de dicionário no Brasil, o filólogo, lexicógrafo e escritor foi revisor em jornais cariocas e, com a experiência de professor de Português, tirava dúvidas dos colegas de redação. Segundo o professor José Carlos de Azeredo, do Instituto de Letras da UERJ, o estudo de regionalismos e de palavras usadas exclusivamente no país foi uma das marcas da trajetória do pesquisador, vinculado a intelectuais nordestinos como Rachel de Queiroz e Graciliano Ramos, autor de ensaios e organizador de coletâneas de contos, incluindo os dez volumes da antologia “Mar de histórias”, em parceria com o tradutor Paulo Rónai.
Produção: Gustavo Aguiar
Apresentação: Thayná Estrela
Coordenação de jornalismo: Gisele Sobral
Coordenação de pesquisa: Izani Mustafá
Edição: Leonardo Pereira e Diedro Barros
Coordenador geral: Prof. Marcelo Kischinhevsky
Este programa é veiculado na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro todas as sextas-feiras, às 9h50. Pode ser reproduzido livremente, sobretudo por emissoras comunitárias, educativas, universitárias e/ou web rádios, mediante crédito.
AudioLab Uerj – Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FCS UERJ).