Na noite da última quarta-feira (12) comunicadores de diferentes regiões do Brasil se reuniram no Museu da República, no Catete, Rio de Janeiro, para o primeiro Prêmio Jornalismo Cidadão- Radiotube 2015. A iniciativa busca incentivar a produção de conteúdo jornalístico pautada nos Direitos Humanos.
A primeira edição do prêmio contemplou a categoria áudio e vídeo. Ao todo foram selecionados três áudios, três vídeos, uma produção radiofônica em espanhol e três menções honrosas. De acordo com a ONG Criar Brasil, idealizadora do projeto Radiotube, o concurso contou com mais de 120 inscritos e teve como princípio valorizar o ineditismo e a diversidade das produções jornalísticas cidadãs do Brasil.
Na categoria vídeo, o trabalho premiado em primeiro lugar foi a produção Comunidade em Foco – Bairro da Conceição, do Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Segundo o ganhador Will Nascimento, o vídeo é resultado do projeto Juventude em Foco, que busca empoderar adolescentes de comunidades com ferramentas da comunicação, permitindo que eles produzam conteúdo sobre a sua própria realidade.
O vídeo Comunidade em Foco – Bairro da Conceição faz parte de uma série que conta com mais dois produtos audiovisuais sobre dois bairros da periferia de Pedra Azul. Segundo o coordenador do projeto, os jovens, após serem capacitados, percorreram as suas comunidades na tentativa de resgatar a história e a cultura do bairro por meio de entrevistas com moradores mais antigos. Para Will, a principal vitória com o trabalho foi valorizar a memória e os saberes locais das comunidades periféricas.
Do Vale do Jequitinhonha direto para Nazaré da Mata, em Pernambuco. A vencedora da categoria rádio foi Fernanda Cristina, da Rádio Alternativa FM, que pertence a Associação das Mulheres de Nazaré da Mata (AMUNAM). A comunicadora estava muito emocionada com o prêmio e, em entrevista à Pulsar Brasil, contou que a motivação para a reportagem Primeira Caminhada de Terreiros – Comunidade Afrodescendentes sobre intolerância religiosa surgiu a partir de uma manifestação em defesa do respeito e igualdade das religiões de matrizes africanas na cidade de Goiana, primeiro município a abolir a escravidão em Pernambuco.
De acordo com a organização do prêmio, foram recebidos 78 áudios e 34 vídeos de emissoras comunitárias e educativas, instituições da sociedade civil, universidades e grupos de comunicação. O prêmio Jornalismo Cidadão – Radiotube 2015 foi uma realização da ONG Criar Brasil com o patrocínio da Petrobras. (pulsar)