A Comissão da Verdade, que investiga os crimes cometidos durante a ditadura, recebeu relatório sobre os ataques sofridos pelos índios do povo Waimiri Atroari.
Egydio Schwade é indigenista, e viveu por muitos anos com eles em suas aldeias. Ele ouviu o relato de diversos ataques sofridos pelos índios durante o período da construção da BR 174, que liga Manaus a Boa Vista, incluindo ataques aéreos, com bombas e expersão de substâncias químicas.
Egydio destaca nessa entrevista alguns dos pontos mais importantes do relatório, e nela traz à tona outros fatos mais recentes relacionados ao povo e suas terras. Como por exemplo, a denúncia feita e o pedido de verificação à Funai sobre mais de 5 000 toneladas de lixo radioativo que teriam sido levadas para dentro da área onde uma mineradora, oficialmente, extrai cassiterita. Segundo o indigenista a denúncia jamais foi confirmada ou negada, embora caminhões tenham sido vistos entrando lotados de um material não fiscalizado, na área da mineradora