menu mobileRadiotube




parceiros
Criar Brasil Radiotube Creative Commons Disponível no Google Play
A    A-    A+    O
 
< Voltar
Dicas
Seja Bem-vindo!
Este é um site colaborativo, um espaço virtual para que as produções radiofônicas de todo o país possam ser disponibilizadas na rede e utilizadas pelo Brasil afora.

Copyleft
Todo conteúdo disponibilizado no Radiotube pode e deve ser livremente compartilhado, desde que seja para fins não-comerciais. O site adota como política geral de publicação uma licença do Creative Commons. Para saber mais clique aqui .

Entre nessa onda!
Você ainda não fez o seu cadastro no Radiotube? Com o cadastro você poderá utilizar todos os recursos do site. Não perca tempo! O cadastro é rápido, simples e gratuito confira!.

Publicações
Ao publicar um tópico ou um áudio fique atento na descrição. Uma legenda bem detalhada e explicativa vai fazer com que o seu material seja acessado.

Pra começo de conversa...
Qualquer pessoa pode usar o conteúdo do Radiotube – A cidadania por todas as ondas. Não é necessário se cadastrar para navegar pelas páginas do site e baixar os arquivos. Porém, somente os participantes cadastrados podem utilizar todos os recursos disponíveis, como incluir arquivos de áudio, textos, criar e participar de comunidades e muito mais. Por isso, não perca tempo: o cadastro é simples, gratuito e rápido! Para se cadastrar, clique aqui.

Quais contribuições podem ser disponibilizadas?
Programas de rádio, campanhas em áudio e vídeo, spots, radionovelas, entrevistas, textos, músicas e demais produções radiofônicas com temática ligada ao fortalecimento da cidadania e com foco na juventude. O objetivo principal do Radiotube – A cidadania por todas as ondas  é ser um espaço virtual de compartilhamento de informações relacionadas à cidadania. Por isso, não são bem-vindas publicações com intenções político-partidárias ou comerciais, contribuições com intuito de promoção pessoal, manifestações de discriminação e intolerância ou que violem qualquer direito pessoal e/ou coletivo. O CRIAR BRASIL se reserva o direito de apagar qualquer publicação ou comentário que desrespeite o acordo acima. Para mais informações, dê uma olhada nos Termos de Uso e na Política de Privacidade.

Como fazer denúncias e qual a política do site quanto aos conteúdos e comentários inapropriados?
Numa rede social colaborativa os resultados obtidos devem ser sempre compartilhados com todos. A responsabilidade também. A idéia é que os próprios participantes estejam atentos quanto às colaborações disponibilizadas no site. Afinal, o Radiotube – A cidadania por todas as ondas é um espaço virtual coletivo e pertence a todos que nele atuam. Se você se deparou com um conteúdo ou comentário com intenções político-partidárias ou comerciais; que não seja adequado a proposta do site; que contenha violações de direitos autorais e outros; spams; que apresente manifestações de discriminação e intolerância de qualquer tipo; ou contribuições com intuito de promoção pessoal – é seu direito e dever denunciá-lo. O CRIAR BRASIL irá avaliar as denúncias caso-a-caso e, dependendo da gravidade, uma ou mais das seguintes ações será tomada: o conteúdo poderá ser removido; o responsável pelo conteúdo poderá ser advertido; o perfil do responsável pelo conteúdo poderá ter seu perfil desativado.

Como as publicações devem ser incluídas?
No momento, estão disponíveis três tipos de publicações: áudio (MP3), vídeo e texto (DOC, PDF). Há limitação de até 30 MB para a inserção de áudios e de 1GB para vídeos (AVI, MP4, FLV). Caso seu áudio ou texto supere esse limite, nossa sugestão é que você o divida em arquivos menores e os enumere. Outra opção é disponibilizar o link do arquivo, caso ele esteja num site de armazenamento. Se você estiver encontrando dificuldades para fazer isso, entre em contato com a gente. Outras formas de contribuição são as mensagens e os recados. A mensagem se destina a outro amigo e o recado fica disponível na página do colaborador para que todos possam visualizá-lo. Para todas as publicações vale a dica: capriche na descrição e nas palavras-chave. Um texto bem elaborado e explicativo sobre sua colaboração vai fazer com que outros participantes se interessem pelo conteúdo e espalhem sua idéia por aí. O mesmo cuidado vale para as palavras-chave: utilize termos que facilitem a busca do material.

Como as publicações aparecem no site?
As publicações que aparecem em destaque no site são as mais recentes. Tanto na página principal quanto na página do usuário, aparecerão em destaque os últimos amigos incluídos, as últimas participações dos colaboradores, as últimas participações dos amigos e as últimas inclusões das comunidades.  Por isso, quanto mais você participar, mais suas colaborações ficarão em destaque na página do Radiotube – Rede de Cidadania.

Qual a política de direitos autorais aplicada às colaborações?
Qualquer conteúdo disponibilizado no Radiotube – A cidadania por todas as ondas pode e deve ser livremente compartilhado, desde que seja para fins não-comerciais. O site adota como política geral de publicação a licença "Atribuição - Uso não comercial - Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil", do Creative Commons. Ou seja, ao disponibilizar seu conteúdo no site você mantém a titularidade dos direitos autorais e do uso comercial da sua colaboração e autoriza os demais colaboradores e participantes a copiar, distribuir, exibir e executar qualquer uma das publicações, além de usá-las como ponto de partida para outras criações, desde que seja dado o crédito ao autor original. Para saber detalhes sobre essa licença, clique aqui.

Quem administra o Radiotube – A cidadania por todas as ondas?
O Radiotube – A cidadania por todas as ondas  é desenvolvido e administrado pelo CRIAR BRASIL. O Radiotube – A cidadania por todas as ondas surgiu com a evolução da Rede de Cidadania nas Ondas do Rádio, desenvolvido pelo CRIAR BRASIL em 2007, com patrocínio da Petrobras. O projeto contou com jovens correspondentes em diversos pontos do país e uma rede de 635 emissoras de rádio. Com a participação dos jovens, foram produzidos programas jornalísticos e radionovelas sobre juventude e cidadania. Na avaliação da primeira fase do projeto, mais de 70% dos integrantes da Rede afirmaram ter interesse em disponibilizar suas produções e receber materiais de outras emissoras. Assim, como resposta a uma demanda de nossa rede de rádios, nasceu o Radiotube – A cidadania por todas as ondas. O CRIAR BRASIL, que continua contando com o patrocínio da Petrobras, passa a atuar como animador dessa comunidade, agora a verdadeira responsável pela produção e geração de conteúdo.

Qual é o canal de comunicação direto com o Radiotube – A cidadania por todas as ondas?
Se você tem alguma dúvida, comentário ou deseja reportar algum bug ou problema técnico no site, mande um email para radiotube@criarbrasil.org.br. Consulte também o Administrador do Radiotube – A cidadania por todas as ondas para saber detalhes sobre o funcionamento do site.

Sistema de Busca
Utilize a busca para encontrar pessoas, comunidades e conteúdos. Digite a palavra para buscar ou clique em uma palavra na nuvem de tags. É rápido e eficiente!

Gravar um áudio
Para gravar um áudio você pode utilizar o celular, câmeras fotográficas, aparelho de MP3, computador, se tiver microfone e o software de edição de áudio. Você pode ainda utilizar gravador digital, que te oferece uma ótima qualidade de som.
Faça o teste num local sem barulho.

Postar áudio nas comunidades
Ao postar um áudio, procure a comunidade que seja ligada ao tema e inclua por lá. Antes de dar o ok, relacione este áudio ao seu usuário.
Desta forma o áudio vai ficar no seu usuário e na comunidade, o que facilita para ser encontrado por outras pessoas.