Segundo relatório divulgado na última sexta-feira (5) pela Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 120 milhões de mulheres jovens em todo o mundo foram vítimas de estupro ou alguma outra violação até os 20 anos. O número é equivalente a uma em cada dez mulheres nos 190 países participantes do levantamento.
O estudo global sobre a violência contra crianças do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), intitulado Escondido à Vista, mostra ainda que um quinto das vítimas de homicídio é formado por crianças ou adolescentes com menos de 20 anos. Esta seria a principal causa de morte em rapazes e jovens com idade entre 10 e 19 anos nos países da América Latina, incluindo Venezuela, Colômbia, Panamá e Brasil.
O relatório revela também que 17 por cento dos jovens em 58 países foram vítimas de punições físicas severas e de forma repetida. Outro tipo de abuso é o bullying, que afeta um em cada três adolescentes com idade entre 13 e 15 anos. O levantamento também aponta que uma em cada três adolescentes casadas sofreu alguma violência emocional, física ou sexual por parte de seus maridos.
Como prevenção deste tipo de violência, o levantamento recomenda que se fomente o apoio aos pais e às crianças com competências para a vida, uma mudança de atitudes e comportamentos, o fortalecimento do sistema judicial e uma conscientização para a violência e os custos humanos e socioeconômicos que ela acarreta. (pulsar/revista fórum)