NAS “NOITES DA IGUALDADE” SÓ SE FALA DE DESIGUALDADES E DE DISCRIMINAÇÃO
A LINGUAGEM SEXISTA É MAIS UMA DESSAS IRONIAS. TAMBÉM ELA TRATA DE DESIGUALDADES E DE DISCRIMINAÇÃO
O QUE É A LINGUAGEM SEXISTA?
Conjunto de vocábulos que sendo primariamente do género masculino simbolizam ambos os sexos em situação de comunicação.
Mensagens estereotipadas e discriminatórias de ambos os géneros com base em convenções pré-estabelecidas pela cultura e que nada têm a ver com condicionalismos biológicos intrínsecos aos seres humanos.
O MASCULINO AO SERVIÇO DA REPRESENTAÇÃO DE AMBOS OS GÉNEROS
• Na língua portuguesa, os nomes têm dois géneros: o masculino e o feminino.
• No âmbito da Linguagem Sexista, as preocupações centram-se apenas nos vocábulos que nomeiam os seres humanos, discriminando-os.
• Neste sentido, não nos preocupa se vidro é masculino, caderno também, hipopótomo igualmente. Nestes vocábulos não se omite, nem maltrata um “sexo” em favor do outro.
•
A linguagem sexista efectiva-se...
Na classe gramatical dos NOMES (ou substantivos) e em outros vocábulos com que fazem concordância (artigos, pronomes, adjectivos).
Em expressões impregnadas de estereótipos, desigualdades, desrespeito, inverdades científicas, preconceitos, no que diz respeito a mulheres e homens.
Um pouco de gramática...
Quanto ao género dos nomes, existem três tipos:
Nomes em que a gramática ou os utilizadores da língua já consagraram a forma masculina e feminina.
ESSAS FORMAS PROVÊM DO MESMO RADICAL OU DE RADICAIS
DIFERENTES
Um pouco de gramática...
- Aluno/aluna
- Filho/filha
- Professor/professora
- Herói/heroína
- Leitor/leitora
- Pintor/pintora
- Campeão/campeã
- Maestro/maestrina
- Actor/actriz
Um pouco de gramática...
- Mulher/homem
- Nora/genro
- Mãe/pai
- Esposa/marido
- Dama/cavalheiro
- Comadre/compadre
- Fêmea/macho
- Madrasta/Padrasto
- Madrinha/Padrinho
APESAR DA EXISTÊNCIA DAS FORMAS FEMININO E MASCULINO, ESTE
PODE REPRESENTAR OS DOIS GÉNEROS
- O homem é um ser sociável
- O aluno deve estudar
- Os alunos passaram no exame
- Os pais são os primeiros professores dos filhos
- Os médicos salvaram-lhe a vida
- Os afilhados visitaram os padrinhos
Um pouco de gramática...
Quanto ao género dos nomes, existem três tipos:
Nomes em que a gramática ou os utilizadores da língua já consagraram a forma masculina e feminina.
2. NOMES COMUNS DE DOIS GÉNEROS SÃO NOMES QUE APRESENTAM UMA SÓ FORMA PARA OS DOIS GÉNEROS
variando apenas o artigo
• A artista/o artista
• A colega/o colega
• A agente/o agente
• A cliente/o cliente
• A dentista/o dentista
• A estudante/o estudante
• A imigrante/o imigrante
• A gerente/o gerente
• A jovem/o jovem
• A cliente/o cliente
• A jornalista/o jornalista
• A mártir/o mártir
• A selvagem/o selvagem
• A indígena/o indígena
•
APESAR DA POSSIBILIDADE DE DIFERENCIARMOS A FORMA FEMININA DA MASCULINA, ATRAVÉS DO ARTIGO, O MASCULINO CONTINUA A PODER REPRESENTAR OS DOIS GÉNEROS
• Os artistas invadiram o palco
• É preciso ouvir o estudante antes de aplicar um castigo
• Os jovens têm problemas de inserção social
• Os jornalistas chegaram atrasados
• Ainda existem os mártires
Um pouco de gramática...
Quanto ao género dos nomes, existem três tipos:
Nomes em que a gramática ou os utilizadores da língua já consagraram a forma masculina e feminina.
Nomes comuns de dois géneros apresentam a mesma forma para o feminino e para o masculino, variando apenas o artigo.
3. NOMES SOBRE COMUNS SÃO NOMES QUE SÓ TÊM UM GÉNERO PARA REPRESENTAR O FEMININO E O MASCULINO
• A criança
• O ser humano
• A pessoa
• O indivíduo
• A vítima
• O cônjuge
• A criatura
• A testemunha
•
OS NOMES SOBRECOMUNS SÃO NEUTROS E REPRESENTATIVOS DE AMBOS OS SEXOS TODOS OS SOBRECOMUNS CARECEM DE FORMAS CORRESPONDENTES AO GÉNERO OPOSTO, PARTICULARIDADE QUE FAZ DESTE CORPUS UMA EXCEPÇÃO NO TOCANTE À LINGUAGEM SEXISTA. AO USARMOS ESTES VOCÁBULOS, NÃO ESTAMOS A IGNORAR UM DOS GÉNEROS.
OS NOMES PODEM VARIAR EM GÉNERO (FEM. E MASC.) E NÚMERO
• QUANTO AO NÚMERO
SINGULAR (um)
PLURAL (mais do que um)
COLECTIVOS (singular que designa um conjunto)
O SINGULAR E O PLURAL JOGAM UM PAPEL IMPORTANTE NO ÂMBITO DA IMPRECISÃO DA LINGUAGEM SEXISTA
- O seu filho chegou (masculino singular=rapaz)
- Os seus filhos chegaram (masc. plural=rapaz e rapariga)
_________________________
- Os homens foram para o trabalho
- O homem evolui e faz evoluir o mundo
- Os homens contribuem para o desenvolvimento social e para a qualidade de vida
- Os homens estão a destruir o planeta
- O homem faz a guerra
NOMES COLECTIVOS
Caravana (peregrinos/as ou viajantes no deserto)
Companha (tripulação de um barco)
Leva (presas/os, recrutas)
Quadrilha (ladras/ladrões; salteadoras/es)
Rancho (crianças, filhas/os, grupo de pessoas)
Tripulação (pessoas que trabalham num barco, num avião)
Povo (conjunto de pessoas)
Multidão (conjunto de pessoas)
Sempre que possível...
Deve-se usar nomes sobrecomuns
CRIANÇA, PESSOA, SER HUMANO
Nomes colectivos
MULTIDÃO, POVO, TRIPULAÇÃO
Definição de Homem e Mulher
homem – mamífero primata, bípede, sociável que se distingue de todos os outros animais pelo dom da palavra e desenvolvimento intelectual; ser vivo composto de matéria e espírito; ser humano, pessoa adulta do sexo masculino; varão; humanidade, marido, sujeito, indivíduo; - de Deus: bom homem
mulher – feminino de homem; pessoa adulta do sexo feminino; pessoa do sexo feminino pertencente à classe inferior; esposa; espécie de jogo popular; homem efeminado; - da vida: prostituta; rameira; -de virtude: bruxa, feiticeira
O que se apresenta a seguir no dicionário relativo a H. e M.
Mulheraça ou mulherão – mulher alta e corpulenta
Mulherengo – aquele que é muito afeiçoado a mulheres; mulherico
Mulher-homem – mulher de aspecto varonil
Mulhericas; mulherico;maricas
Mulherinha- mulher pequena e ordinária; bisbilhoteira; mulher de má nota; rapariga que, pelo seu desenvolvimento físico, parece uma mulher
Mulherio – grande quantidade de mulheres; as mulheres
Mulherum – mulherio
Homenzarrão – homem alto e corpulento
Homenzinho – homem de pequena estatura; homem insignificante; rapaz que vai entrando na adolescência
Tratamento sexista ...
• No Estado Novo, as mulheres passaram a ser referidas pelo nome do marido, tornando-se invisíveis: Srª de Joaquim Santos
• Ainda hoje em dia são as esposas de...:
“O Sr. Engº Morais e esposa”
. O estado civil como uma forma de sinalizar aos homens as mulheres que estão disponíveis
. A variedade de formas de tratamento das mulheres (Menina, senhora, dona, senhorita)
. Uso de títulos (mais fáceis de aplicar aos homens)
. Formas de intimidade: tratar as mulheres pelo nome próprio; o uso de diminutivos
Expressões sexistas que penalizam homens e mulheres
• Os homens não choram, são fortes e víris
• O homem é o cabeça de casal
• A mulher educa e o homem disciplina
• A cozinha não é lugar para homens
• Das crianças e da casa trata ela
• Quem paga é quem manda
• Os homens é que garantem o sustento
• Homem que ganha menos do que a mulher vale pouca coisa
• Azul para os rapazes, rosa para as raparigas
• Nada de rapazes maricas
• Se descubro que a minha filha é lésbica, ponho-a fora de casa
• A tropa, a marinha e a polícia não são coisas para mulheres
• A política é assunto para homens
• As mulheres são umas fracas
Expressões sexistas que penalizam os homens
Os ladrões arrombaram o cofre
Os drogados são cada vez em maior número
Os pedófilos deviam ir todos para a cadeia
Os alcoólicos não se controlam
Os viciados em drogas estão a dar cabo das suas vidas
Os doentes mentais precisam de medicação
Os insultos e a violência sexual têm como ponto de partida ou de chegada as mulheres
• Insultos associados ao corpo, sexualidade e dignidade das mulheres
“sua puta”, “sua rameira”, “sua cabra”
. Os homens quando são insultados são-no através de uma mulher:
“filho da puta”, “és um corno”, vai fo... tua mãe”
. Os homens são insultados por serem como mulheres
“és um maricas”, “não tens os tomat.. no lugar”
O que nos transmite a linguagem sexista?
• O homem ou o masculino como medida do humano, da norma, a referência
• As mulheres são incluídas, apagadas, nessa referência universal
• As formas femininas partem sempre do masculino (tal costela de Adão)
• O masculino dita as regras de concordância
• Os homens como criaturas racionais
• As mulheres como criaturas sexuais, emotivas e, por isso, desprezíveis
Em suma...
A linguagem tem servido para maltratar as pessoas pobres, deficientes, idosas, as crianças, minorias, os homens, no pior que os poderá caracterizar, e as mulheres que, apesar de serem mais de metade da população portuguesa, continuam anuladas, apagadas, excluídas dos textos orais e escritos que todos produzimos de ânimo leve.
É imperioso proceder à REESCRITAÉ imperioso reensinar as pessoas a falar, usando uma linguagem não-sexista, paritária, democrática
E porquê?
• A linguagem que nós usamos traduz o grau de desenvolvimento civilizacional em que nos encontramos
• A linguagem é o reflexo do nosso sentir e agir
• A linguagem afecta directamente a percepção da realidade
• A linguagem sexista legitima comportamentos de desigualdade, desrespeito, discriminatórios
• A linguagem ao omitir retira importância, reduz à inexistência
• A linguagem ao denominar com propriedade e correcção dá vida, dignifica
Reescrevendo...
• O Homem é responsável pela evolução tecnológica
- O homem e a mulher são responsáveis...
- A mulher e o homem são responsáveis...
- O ser humano é responsável ...
- A humanidade é responsável ...
- As pessoas são responsáveis ...
- Os indivíduos são responsáveis ...
- As sociedades civilizadas são responsáveis ...
• Os trabalhadores são explorados
- A classe trabalhadora é explorada
- As trabalhadoras e os trabalhadores são explorados
- As/os trabalhadoras/es são exploradas/as
- A exploração operária é uma realidade
- As pessoas que trabalham para outrem são exploradas
- As empresas exploram a classe operária
• Os pais compareceram à reunião
- Os pais e as mães compareceram ...
- Os/as progenitores/as compareceram ...
- As/os progenitoras/as compareceram ...
- Os progenitores e as progenitoras ...
- Os familiares das crianças ...
- Representantes das famílias ...
- As pessoas responsáveis pela educação das crianças compareceram à reunião
• Os professores castigaram os alunos por mau comportamento
- Os/as professores/as castigaram os alunos
- A classe docente castigou os alunos e as alunas por ...
- Os professores e as professoras castigaram a classe por ...
- A turma foi castigada por mau comport.
- A turma foi castigada pelas professoras e professores por...
Convencer as pessoas e mudar práticas não é fácil
• Purismo da língua
• Conservadorismo / tradição
• Medo da mudança
• Insegurança
• Falta de recursos linguísticos para a reescrita
• A desculpa de que uma nova abordagem não resolve os reais problemas das pessoas
• Falta de consciência de que este problema enforma mentalidades e cria estereótipos
•
• O MAIOR PROBLEMA: A IGNORÂNCIA DAS PESSOAS.
Onde a mudança tem de acontecer?
• Na escola, em primeiro lugar
• Nos órgãos de comunicação social
• Nos órgãos do governo
• Nas famílias
• No mundo associativo
É PRECISO PREVER SANÇÕES PARA QUEM NÃO RESPEITAR O DIREITO DE TODAS AS PESSOAS SE VEREM REPRESENTADAS COM DIGNIDADE NOS TEXTOS ESCRITOS E PRODUZIDOS ORALMENTE EM CONTEXTOS PÚBLICOS
Graça CastanhoUniversidade dos AçoresA Linguagem Sexista: Perpetuando Desigualdades
Noites da Igualdade – CIPA
IRONIA!
NAS “NOITES DA IGUALDADE” SÓ SE FALA DE DESIGUALDADES E DE DISCRIMINAÇÃO
A LINGUAGEM SEXISTA É MAIS UMA DESSAS IRONIAS. TAMBÉM ELA TRATA DE DESIGUALDADES E DE DISCRIMINAÇÃO
O QUE É A LINGUAGEM SEXISTA?
Conjunto de vocábulos que sendo primariamente do género masculino simbolizam ambos os sexos em situação de comunicação.
Mensagens estereotipadas e discriminatórias de ambos os géneros com base em convenções pré-estabelecidas pela cultura e que nada têm a ver com condicionalismos biológicos intrínsecos aos seres humanos.
O MASCULINO AO SERVIÇO DA REPRESENTAÇÃO DE AMBOS OS GÉNEROS
• Na língua portuguesa, os nomes têm dois géneros: o masculino e o feminino.
• No âmbito da Linguagem Sexista, as preocupações centram-se apenas nos vocábulos que nomeiam os seres humanos, discriminando-os.
• Neste sentido, não nos preocupa se vidro é masculino, caderno também, hipopótomo igualmente. Nestes vocábulos não se omite, nem maltrata um “sexo” em favor do outro.
•
A linguagem sexista efectiva-se...
Na classe gramatical dos NOMES (ou substantivos) e em outros vocábulos com que fazem concordância (artigos, pronomes, adjectivos).
Em expressões impregnadas de estereótipos, desigualdades, desrespeito, inverdades científicas, preconceitos, no que diz respeito a mulheres e homens.
Um pouco de gramática...
Quanto ao género dos nomes, existem três tipos:
Nomes em que a gramática ou os utilizadores da língua já consagraram a forma masculina e feminina.
ESSAS FORMAS PROVÊM DO MESMO RADICAL OU DE RADICAIS
DIFERENTES
Um pouco de gramática...
- Aluno/aluna
- Filho/filha
- Professor/professora
- Herói/heroína
- Leitor/leitora
- Pintor/pintora
- Campeão/campeã
- Maestro/maestrina
- Actor/actriz
Um pouco de gramática...
- Mulher/homem
- Nora/genro
- Mãe/pai
- Esposa/marido
- Dama/cavalheiro
- Comadre/compadre
- Fêmea/macho
- Madrasta/Padrasto
- Madrinha/Padrinho
APESAR DA EXISTÊNCIA DAS FORMAS FEMININO E MASCULINO, ESTE
PODE REPRESENTAR OS DOIS GÉNEROS
- O homem é um ser sociável
- O aluno deve estudar
- Os alunos passaram no exame
- Os pais são os primeiros professores dos filhos
- Os médicos salvaram-lhe a vida
- Os afilhados visitaram os padrinhos
Um pouco de gramática...
Quanto ao género dos nomes, existem três tipos:
Nomes em que a gramática ou os utilizadores da língua já consagraram a forma masculina e feminina.
2. NOMES COMUNS DE DOIS GÉNEROS SÃO NOMES QUE APRESENTAM UMA SÓ FORMA PARA OS DOIS GÉNEROS
variando apenas o artigo
• A artista/o artista
• A colega/o colega
• A agente/o agente
• A cliente/o cliente
• A dentista/o dentista
• A estudante/o estudante
• A imigrante/o imigrante
• A gerente/o gerente
• A jovem/o jovem
• A cliente/o cliente
• A jornalista/o jornalista
• A mártir/o mártir
• A selvagem/o selvagem
• A indígena/o indígena
•
APESAR DA POSSIBILIDADE DE DIFERENCIARMOS A FORMA FEMININA DA MASCULINA, ATRAVÉS DO ARTIGO, O MASCULINO CONTINUA A PODER REPRESENTAR OS DOIS GÉNEROS
• Os artistas invadiram o palco
• É preciso ouvir o estudante antes de aplicar um castigo
• Os jovens têm problemas de inserção social
• Os jornalistas chegaram atrasados
• Ainda existem os mártires
Um pouco de gramática...
Quanto ao género dos nomes, existem três tipos:
Nomes em que a gramática ou os utilizadores da língua já consagraram a forma masculina e feminina.
Nomes comuns de dois géneros apresentam a mesma forma para o feminino e para o masculino, variando apenas o artigo.
3. NOMES SOBRE COMUNS SÃO NOMES QUE SÓ TÊM UM GÉNERO PARA REPRESENTAR O FEMININO E O MASCULINO
• A criança
• O ser humano
• A pessoa
• O indivíduo
• A vítima
• O cônjuge
• A criatura
• A testemunha
•
OS NOMES SOBRECOMUNS SÃO NEUTROS E REPRESENTATIVOS DE AMBOS OS SEXOS TODOS OS SOBRECOMUNS CARECEM DE FORMAS CORRESPONDENTES AO GÉNERO OPOSTO, PARTICULARIDADE QUE FAZ DESTE CORPUS UMA EXCEPÇÃO NO TOCANTE À LINGUAGEM SEXISTA. AO USARMOS ESTES VOCÁBULOS, NÃO ESTAMOS A IGNORAR UM DOS GÉNEROS.
OS NOMES PODEM VARIAR EM GÉNERO (FEM. E MASC.) E NÚMERO
• QUANTO AO NÚMERO
SINGULAR (um)
PLURAL (mais do que um)
COLECTIVOS (singular que designa um conjunto)
O SINGULAR E O PLURAL JOGAM UM PAPEL IMPORTANTE NO ÂMBITO DA IMPRECISÃO DA LINGUAGEM SEXISTA
- O seu filho chegou (masculino singular=rapaz)
- Os seus filhos chegaram (masc. plural=rapaz e rapariga)
_________________________
- Os homens foram para o trabalho
- O homem evolui e faz evoluir o mundo
- Os homens contribuem para o desenvolvimento social e para a qualidade de vida
- Os homens estão a destruir o planeta
- O homem faz a guerra
NOMES COLECTIVOS
Caravana (peregrinos/as ou viajantes no deserto)
Companha (tripulação de um barco)
Leva (presas/os, recrutas)
Quadrilha (ladras/ladrões; salteadoras/es)
Rancho (crianças, filhas/os, grupo de pessoas)
Tripulação (pessoas que trabalham num barco, num avião)
Povo (conjunto de pessoas)
Multidão (conjunto de pessoas)
Sempre que possível...
Deve-se usar nomes sobrecomuns
CRIANÇA, PESSOA, SER HUMANO
Nomes colectivos
MULTIDÃO, POVO, TRIPULAÇÃO
Definição de Homem e Mulher
homem – mamífero primata, bípede, sociável que se distingue de todos os outros animais pelo dom da palavra e desenvolvimento intelectual; ser vivo composto de matéria e espírito; ser humano, pessoa adulta do sexo masculino; varão; humanidade, marido, sujeito, indivíduo; - de Deus: bom homem
mulher – feminino de homem; pessoa adulta do sexo feminino; pessoa do sexo feminino pertencente à classe inferior; esposa; espécie de jogo popular; homem efeminado; - da vida: prostituta; rameira; -de virtude: bruxa, feiticeira
O que se apresenta a seguir no dicionário relativo a H. e M.
Mulheraça ou mulherão – mulher alta e corpulenta
Mulherengo – aquele que é muito afeiçoado a mulheres; mulherico
Mulher-homem – mulher de aspecto varonil
Mulhericas; mulherico;maricas
Mulherinha- mulher pequena e ordinária; bisbilhoteira; mulher de má nota; rapariga que, pelo seu desenvolvimento físico, parece uma mulher
Mulherio – grande quantidade de mulheres; as mulheres
Mulherum – mulherio
Homenzarrão – homem alto e corpulento
Homenzinho – homem de pequena estatura; homem insignificante; rapaz que vai entrando na adolescência
Tratamento sexista ...
• No Estado Novo, as mulheres passaram a ser referidas pelo nome do marido, tornando-se invisíveis: Srª de Joaquim Santos
• Ainda hoje em dia são as esposas de...:
“O Sr. Engº Morais e esposa”
. O estado civil como uma forma de sinalizar aos homens as mulheres que estão disponíveis
. A variedade de formas de tratamento das mulheres (Menina, senhora, dona, senhorita)
. Uso de títulos (mais fáceis de aplicar aos homens)
. Formas de intimidade: tratar as mulheres pelo nome próprio; o uso de diminutivos
Expressões sexistas que penalizam homens e mulheres
• Os homens não choram, são fortes e víris
• O homem é o cabeça de casal
• A mulher educa e o homem disciplina
• A cozinha não é lugar para homens
• Das crianças e da casa trata ela
• Quem paga é quem manda
• Os homens é que garantem o sustento
• Homem que ganha menos do que a mulher vale pouca coisa
• Azul para os rapazes, rosa para as raparigas
• Nada de rapazes maricas
• Se descubro que a minha filha é lésbica, ponho-a fora de casa
• A tropa, a marinha e a polícia não são coisas para mulheres
• A política é assunto para homens
• As mulheres são umas fracas
Expressões sexistas que penalizam os homens
Os ladrões arrombaram o cofre
Os drogados são cada vez em maior número
Os pedófilos deviam ir todos para a cadeia
Os alcoólicos não se controlam
Os viciados em drogas estão a dar cabo das suas vidas
Os doentes mentais precisam de medicação
Os insultos e a violência sexual têm como ponto de partida ou de chegada as mulheres
• Insultos associados ao corpo, sexualidade e dignidade das mulheres
“sua puta”, “sua rameira”, “sua cabra”
. Os homens quando são insultados são-no através de uma mulher:
“filho da puta”, “és um corno”, vai fo... tua mãe”
. Os homens são insultados por serem como mulheres
“és um maricas”, “não tens os tomat.. no lugar”
O que nos transmite a linguagem sexista?
• O homem ou o masculino como medida do humano, da norma, a referência
• As mulheres são incluídas, apagadas, nessa referência universal
• As formas femininas partem sempre do masculino (tal costela de Adão)
• O masculino dita as regras de concordância
• Os homens como criaturas racionais
• As mulheres como criaturas sexuais, emotivas e, por isso, desprezíveis
•
Em suma...
A linguagem tem servido para maltratar as pessoas pobres, deficientes, idosas, as crianças, minorias, os homens, no pior que os poderá caracterizar, e as mulheres que, apesar de serem mais de metade da população portuguesa, continuam anuladas, apagadas, excluídas dos textos orais e escritos que todos produzimos de ânimo leve.
É imperioso proceder à REESCRITAÉ imperioso reensinar as pessoas a falar, usando uma linguagem não-sexista, paritária, democrática
E porquê?
• A linguagem que nós usamos traduz o grau de desenvolvimento civilizacional em que nos encontramos
• A linguagem é o reflexo do nosso sentir e agir
• A linguagem afecta directamente a percepção da realidade
• A linguagem sexista legitima comportamentos de desigualdade, desrespeito, discriminatórios
• A linguagem ao omitir retira importância, reduz à inexistência
• A linguagem ao denominar com propriedade e correcção dá vida, dignifica
•
Reescrevendo...
• O Homem é responsável pela evolução tecnológica
- O homem e a mulher são responsáveis...
- A mulher e o homem são responsáveis...
- O ser humano é responsável ...
- A humanidade é responsável ...
- As pessoas são responsáveis ...
- Os indivíduos são responsáveis ...
- As sociedades civilizadas são responsáveis ...
• Os trabalhadores são explorados
- A classe trabalhadora é explorada
- As trabalhadoras e os trabalhadores são explorados
- As/os trabalhadoras/es são exploradas/as
- A exploração operária é uma realidade
- As pessoas que trabalham para outrem são exploradas
- As empresas exploram a classe operária
-
• Os pais compareceram à reunião
- Os pais e as mães compareceram ...
- Os/as progenitores/as compareceram ...
- As/os progenitoras/as compareceram ...
- Os progenitores e as progenitoras ...
- Os familiares das crianças ...
- Representantes das famílias ...
- As pessoas responsáveis pela educação das crianças compareceram à reunião
-
• Os professores castigaram os alunos por mau comportamento
- Os/as professores/as castigaram os alunos
- A classe docente castigou os alunos e as alunas por ...
- Os professores e as professoras castigaram a classe por ...
- A turma foi castigada por mau comport.
- A turma foi castigada pelas professoras e professores por...
Convencer as pessoas e mudar práticas não é fácil
• Purismo da língua
• Conservadorismo / tradição
• Medo da mudança
• Insegurança
• Falta de recursos linguísticos para a reescrita
• A desculpa de que uma nova abordagem não resolve os reais problemas das pessoas
• Falta de consciência de que este problema enforma mentalidades e cria estereótipos
•
• O MAIOR PROBLEMA: A IGNORÂNCIA DAS PESSOAS.
Onde a mudança tem de acontecer?
• Na escola, em primeiro lugar
• Nos órgãos de comunicação social
• Nos órgãos do governo
• Nas famílias
• No mundo associativo
É PRECISO PREVER SANÇÕES PARA QUEM NÃO RESPEITAR O DIREITO DE TODAS AS PESSOAS SE VEREM REPRESENTADAS COM DIGNIDADE NOS TEXTOS ESCRITOS E PRODUZIDOS ORALMENTE EM CONTEXTOS PÚBLICOS